Cyanophyceae


Also found in: Dictionary, Thesaurus, Medical, Wikipedia.
Related to Cyanophyceae: Chlorophyceae, Myxophyceae

Cyanophyceae

[‚sī·ə·nō′fīs·ē‚ē]
(botany)
A class of photosynthetic monerans distinguished by their algalike biology and bacteriumlike cell organization.
References in periodicals archive ?
Especies das Classes Cyanophyceae e Chlorophyceae, apesar de nao terem sido dominantes, foram abundantes em todos os meses amostrados, como Synechocystis aquatilis e Synechocystis sp.
As variaveis oxigenio dissolvido (OD), pH, condutividade eletrica (CE) e solidos totais dissolvidos (STD) mostraram-se positivamente correlacionadas com a densidade total e com a densidade das Classes Chlorophyceae e Cyanophyceae.
Nas composicoes qualitativa e quantitativa da comunidade fitoplanctonica da lagoa Mae-Ba, houve predominio das Classes Chlorophyceae e Cyanophyceae.
No experimento, as classes de algas com maior densidade relativa foram: Cyanophyceae, Chlorophyceae, Oedogoniophyceae e Zygnemaphyceae (Figura 4).
A densidade relativa de Cyanophyceae foi maior apenas no controle.
Considerando-se os tratamentos com adicao de nutrientes e o controle, em geral, as densidades relativas das classes foram maiores com o enriquecimento de nutrientes, principalmente P, exceto para Cyanophyceae.
000 m a montante, as classes algais que apresentaram maiores densidades no rio do Corvo foram Bacillariophyceae (78%), Cyanophyceae (9,6%), Zygnemaphyceae (5%), Chlorophyceae (2%), enquanto no rio Guairaca, a ordem foi Bacillariophyceae (85%), Zygnemaphyceae (6,2%), Cyanophyceae (5%) e Chlorophyceae (1,2%) (Figura 5).
A 500 m a montante, as classes algais mais representativas no rio do Corvo foram Bacillariophyceae (90%), Cyanophyceae (5%), Zygnemaphyceae (2%) e Chlorophyceae (1,6%); no rio Guairaca, a ordem foi Bacillariophyceae (70%), Zygnemaphyceae (10%), Cyanophyceae (9,6%) e Chlorophyceae (4%).
No rio Guairaca, a densidade das classes foi Bacillariophyceae (93%), Zygnemaphyceae (2,2%), Cyanophyceae (2%) e Chlorophyceae (2%).
A maioria das formas filamentosas registradas é da classe Cyanophyceae e sáo pseudoperifíticas (sem estruturas de fixaçáo).
Em ambos os ambientes, as classes com maior densidade de algas cm todo período amostral, foram Cyanophyceae e Bacillariophyceae (Figura 6).
A classe Cyanophyceae apresentou, quantitativamente, considerável variaçáo temporal, e a oscilaçáo dos fatores limnológicos e climatológicos foi responsável pelo elevado número de correlaçóes significativas entre a classe Cyanophyceae e as variáveis abióticas (Tabela 2).