Jorge de Lima


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Lima, Jorge de

 

Born Apr. 23, 1895, in União, Alagôas; died 1953 in Rio de Janeiro. Brazilian poet.

Lima studied medicine at the University of Bahia from 1910 to 1912 and became a doctor of medicine in 1916. He practiced medicine in the provinces until 1930. His first collection of verses, Alexandrines, was published in 1914. In his best collections, such as The Negress Fulô (1928) and New Poems (1929), Lima used the folklore of the northeastern regions of Brazil to re-create the unique features of the national character.

In the 1930’s, Lima experienced repulsion for bourgeois civilization and turned to religion, as seen in the collection Time and Eternity (1935; with M. Mendes). The mystical visions of the narrative poem The Proclamation and Meeting of Miracelli (published in 1950) evince the poet’s fear of the terrible course of history. The people’s way of life and faith provided the basis for his novels The Angel (1934), influenced by surrealism, and Calunga (1935), in which a realistic narrative style predominates. In both works, Lima depicted the difficult life of peasants. In The Discovery of Orpheus (part 1, 1952), Lima attempted a mystical approach to folkloric characters.

WORKS

Obra completa. Rio de Janeiro, 1959.

REFERENCES

Bandeira, A. R. Jorge de Lima. Rio de Janeiro-São Jose [1959].
Cavalcanti, P. Vida e obra de J. de Lima. Rio de Janeiro, 1969.

I. A. TERTERIAN

References in periodicals archive ?
Em um processo analogo a colagem surrealista, Jorge de Lima, no Brasil, praticou o que aqui se denominou fotomontagem.
Um dos mecanismos que Jorge de Lima utiliza em sua expressao poetica e o da fragmentacao e recomposicao do real em uma nova imagem, recurso iniciado em "A Tunica Inconsutil" e mais bem caracterizado em "Anunciacao e Encontro de MiraCeli", aspectos que o levam a estar cada vez mais proximo do hermetismo caracteristico de "Invencao de Orfeu".
Seguindo orientacoes medicas, Jorge de Lima recolhe-se em uma clinica de repouso no Alto da Boa Vista (que o poeta significativamente denominava como seu 'berco'), onde compoe em dez dias, em estado hipnagogico, 102 sonetos, e 77 formam o "Livro de Sonetos" e os 25 restantes aguardam a composicao de "Invencao de Orfeu" para serem incluidos neste.
Um poema que caracteriza bem a importancia que Jorge de Lima da a imaginacao para sua criacao poetica esta na estancia 'XXIII' do Canto I de "Invencao de Orfeu".
O que Jorge de Lima parece apontar em "Invencao de Orfeu" e que, para ele, e impossivel alcancar, com a precisao excessiva do pensamento racional e de sua linguagem, o mitico ou o inefavel.
O projeto poetico de Jorge de Lima esta estreitamente relacionado ao tempo e a situacao do mundo presente, refletindo sua propria inquietacao existencial.
Essa multiplicidade de elementos caracterizadores do poema parece demonstrar que o projeto poetico de Jorge de Lima se da a partir de uma busca utopica, na medida em que concentra uma enormidade de coisas e tenta abarcar, pela pluralidade de elementos e de formas poeticas, um imenso emaranhado da vida e da cultura ocidental.
Mas na poetica de Jorge de Lima essa uniao de elementos opostos, que inicialmente pode parecer paradoxal, na realidade, representa a maneira pela qual o poeta elabora sua criacao poetica.
Caracterizado o modo pelo qual Jorge de Lima elabora seu poema por meio da metafora do 'engenheiro noturno', encontramos outros elementos que se juntarao a este de maneira a acrescentar e tambem solidificar sua concepcao poetica: a memoria e a infancia.
Ultimately, Bandeira would become one of the finest lyric voices of modernismo with other poets such as Oswald de Andrade, Jorge de Lima, Ronald de Carvalho, Cecilia Meireles, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Anadrade, Augusto Meyer, Vinicius de Moraes, and Joao Cabral de Melo Nero.
The anthology included works by Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Cecilia Meireles, Jorge de Lima, Joao Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes, and Ferreira Gullar.
The examination, explication, and reception of a significant part of the nineteenth- and twentieth-century Brazilian and Latin American canonical texts also rank high: Cruz e Sousa, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Jorge de Lima, Mario and Oswald de Andrade, Drummond, Abgar Renault, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, and Cassiano Ricardo.