Sao

(redirected from São)
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Sao

 

an archaeological culture that existed from the tenth through 19th centuries A.D. in the regions along the lower Chari and lower Logone rivers, in what is now the Republic of Chad. According to legend, the culture was created by the Sao people, who arrived in the Lake Chad area from the Saharan oasis of Bilma. The Sao were hunters, fishermen, and land cultivators. They knew the metallurgy of iron, copper, and bronze and practiced various handicrafts.

Excavations were conducted in the area inhabited by the Sao in the mid-1920’s by T. Monod and F. R. Wulsin and from 1936 by the French archaeologist J. P. Lebeuf. The remains of numerous settlements were studied. The ruins of city walls and pisé houses and many articles made of clay, including sculptures, burial urns, children’s toys, ornaments, and large vessels for storing grain, were uncovered, as well as articles made of metal, bone, horn, and mother-of-pearl. The most interesting clay sculptures, which date mainly from the tenth century, are heads and statues with astonishingly grotesque facial proportions. The Sao culture evidently influenced the culture of the Kanem-Bornu Empire, as well as the cultures of other neighboring countries.

REFERENCES

Mirimanov, V. B. Afrika: Iskusstvo. Moscow, 1967.
Lebeuf, J. P. Archéologie tchadienne: Les Sao du Cameroun et du Tchad. Paris [1962].
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No ambiente comunicacional assim definido, estes princípios da docência interativa são linhas de agenciamentos que podem potencializar a autoria do professor, presencial e online.
Supera, no entanto, os valores estimados por Alvitres-Castillo (1986) no litoral sul de São Paulo: 175 mm, sexos grupados.
Segundo estes autores, quanto menor o tempo em que os peixes são expostos ao anestésico e menor a temperatura da água, mais rápida é a recuperação.
Nos questionários de leitura, podem-se encontrar evidências de que os alunos não são sujeitos ignorantes e alienados, mas sujeitos problematizadores, que se posicionam frente à realidade social:
Na verdade, um episódio que fez parte de um movimento mais abrangente, iniciado na cidade de Marília, Estado de São Paulo, em 1956.
Ao mesmo tempo, do ponto de vista agregado, os consórcios são uma forma sustentável de aumentar as exportações brasileiras, melhorando a capacidade exportadora das empresas de pequeno porte, incrementando o número de novos atores no processo exportador e criando condições de mudança de cultura na elaboração do planejamento estratégico destes.
Ball e Smith (1992) e Pink (2001), citados por McDonald (2007), destacam que a análise de texto é vantajosa sobre a imagem porque: 1) é mais fácil coletar, processar e manipular textos do que imagens; 2) o texto é mais simples de ser anonimizado; e 3) aplicação de métodos analíticos em textos são mais recorrentes.
Giorgio De Marinis" na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista--Jaboticabal, Estado de São Paulo.
As mudanças que ocorreram na composição química das forragens são aquelas que acompanharam sua maturação.
Como dissemos acima, esta dança não é circular como a dos africanos e dos ameríndios e sua simetria pressupõe uma ação do homem com relação à mulher, isto é, o homem se dirige à mulher para o ato do ritual da procriação e, embora o branco europeu veja nessa prática um ato profano, o negro a confirma (a prática) como um ato sagrado, ou seja, o ato da procriação e a prole são dádivas concedidas por Deus, já que a esterilidade é uma maldição, se levarmos em consideração a passagem bíblica em que Jesus amaldiçoa a figueira e a ela se torna estéril.
Como imagens impressas, as fotografias nas caixas dos brinquedos permitem diversas apropriações e não são um suporte neutro.
Todavia, as meninas são mais minuciosas ao descrevê-las, incluindo os eventos psicológicos entre as alterações, coisa nem sequer cogitada pelos meninos.