Indio

(redirected from Índio)

Indio

(ĭn`dē-ō'), city (1990 pop. 36,793), Riverside co., SE Calif., in the Coachella ValleyCoachella Valley
, arid region, SE Calif., N of the Salton Sea. Water is brought into the region by artesian wells and by the Coachella Canal (123 mi/198 km long), a branch of the All-American Canal built between 1938 and 1948; more than 100,000 acres (40,500 hectares) have been
..... Click the link for more information.
 of the Colorado Desert, 22 ft (6.7 m) below sea level; founded 1876, inc. 1930. It is the trade and administrative center for a citrus, grape, cotton, grain, and poultry area. Indio is also the center of one of the largest date-producing areas in the United States, and the National Date Festival is held there. The Coachella Valley Music and Arts Festival is also held in Indio. The area benefited from the regional growth of the electronics and aircraft industries in the 1980s and 90s, and more recently from the development of resorts and retirement communities. Joshua Tree National Park is nearby.
References in periodicals archive ?
It includes the following municipal districts: Avellaneda, Quilmes, Berazategui, La Plata, Ensenada, Berisso, Magdalena and Punta de Índio (Figure 1).
O que surge involuntariamente é a imagem de um índio - o cineasta brasileiro atado às concepções do nacional-popular?
Tal como os índios que vêem as grandes cidades e depois morrem de melancolia, sem poder aceitar de novo os valores de sua sociedade, que sabem desde então condenada, os cineastas brasileiros entreviram a possibilidade de uma civilização que não se apresente como vítima de si própria, à maneira do mundo subdesenvolvido, que portanto se recusam a aceitar.
Este processo de apagamento do índio da identidade cultural nacional tem sido escrupulosamente mantido durante séculos.
Nesse contexto, conforme Holanda, no devir de sua atividade colonizadora, permeada pela necessária adaptação à insuficiência da paisagem paulista, seria inevitável que o português encontrasse, no índio, seu principal guia.
Entretanto, a maneira perdulária com que se teria constituído a produção em São Paulo, com o uso predatório da terra e do próprio índio pela sua escravização, tinha imposto aos homens paulistas o nomadismo; este ocorreria não só pelas características da personalidade aventureira de alguns, mas pela necessidade de buscar novas terras cultiváveis e mais índios para o trabalho.
Devido a esse espírito da aventura que possibilitaria sua adaptação às diversas situações do meio, os colonizadores lusitanos emprestaram dos índios, por exemplo, instrumentos de pesca e caça, as embarcações das monções (1) ou, ainda, as formas rudimentares de lidar com a terra.
Por isso que, estando distantes dos centros de consumo e, consequentemente, não podendo adquirir e fazer uso do braço escravo, em escala suficiente para atender aos quadros da produção como a que se efetivou no nordeste, os colonos paulistas encontrariam na busca constante por índios e novas terras, a solução para obtenção de riqueza.
A idéia era dar ao índio a verdadeira origem, que era a cristã, como verdadeiros descendentes de Cristo.
Coito apresenta a maneira que as identidades do índio e do negro foram construídas na história do Brasil a partir da análise de tatuagens em seus corpos.
O primeiro é um espanhol de aproximadamente 50 anos, que morava no México há cerca de 20 anos, e pretendia revivificar o panteão mexicano, por meio de um movimento conhecido como "Homens de Quetzalcoatl"; o outro era um índio nativo, um general do exército mexicano e amigo íntimo de D.
Em Sayula, encontra-se com Cipriano, um índio baixo, pele morena e bastante instruído, pois havia morado em Oxford.