Graciliano Ramos


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Graciliano Ramos
Graciliano Ramos de Oliveira
Birthday
BirthplaceQuebrangulo, Alagoas, Brazil
Died
NationalityBrazilian
Occupation
Novelist, politician, journalist

Ramos, Graciliano

 

Born Oct. 27, 1892, in Quebrangulo, in the state of Alagoas; died 1953 in Rio de Janeiro. Brazilian writer. Member of the Communist Party of Brazil from 1945.

Ramos’ first novel, Caetés, was written in 1926 and published in 1933. In 1936, Ramos was imprisoned during an anticom-munist wave of terror; his Recollections of Prison (vols. 1–4, 1953) was published posthumously. He is also the author of A Journey (1954), about his trip to the USSR in 1952. Ramos’ novels St. Bernard (1934), Anguish (1936), and Barren Lives (1938; Russian translation, 1961) investigate various psychological types engendered by Brazilian life. Ramos introduced social psychologism into Brazilian literature.

WORKS

Infancia, 7th ed. São Paulo, 1969.
In Russian translation:
“Dva druga.” In the collection Brazil’skie rasskazy. Moscow, 1959.
“Svidetel’.” In the collection Pod nebom Iuzhnovo Kresta: Brazil’skaia novella XIX-XXvekov. Moscow, 1968.

REFERENCES

“Pamiati pisatelia.” Inostrannaia literatura, 1958, no. 6.
Terterian, I. A. Brazil’skii roman XX v. Moscow, 1965.
Candido, A. Ficção e Confissão. Rio de Janeiro, 1956.
Pinto, R. M. Graciliano Ramos: Autor e ator. São Paulo, 1962.

I. A. TERTERIAN

References in periodicals archive ?
How such reality can be captured without recourse to a simplistic and journalistic telling of events is shown by Steinbeck's Brazilian contemporary, Graciliano Ramos, whose Vidas Secas (translated as Barren Lives) is a gem of 20th century literature.
A producao de Bruna Macedo Goulart (2018), estudante de graduacao em Letras, provocada pela professora que propos as/aos suas/seus alunas/os que escrevessem sobre alguma situacao traumatica vivida na infancia, apos terem se detido no estudo do livro memorialistico Infancia, de Graciliano Ramos (2013), leva-nos a refletir sobre as formas como criancas sao socializadas, subjetivando-se em praticas que reproduzem e operam estereotipos binarios de genero que separam meninos e meninas.
A segunda citacao, todavia, vem de "Memorias do Carcere", de Graciliano Ramos, e diz: "Liberdade completa ninguem desfruta: comecamos oprimidos pela sintaxe e acabamos as voltas com a Delegacia de Ordem Politica e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramatica e a lei, ainda nos podemos mexer" (4).
E a conexao entre literatura memoria e identidade que guia este estudo, o qual toma como corpus a obra literaria 'Infancia', publicada por Graciliano Ramos, no ano de 1954.
A segunda frente oferecida pelo corpus, posta na prosa literaria autobiografica, possui Infancia, Graciliano Ramos (2003) como obra central.
O poema A seca e algumas vidas, inspirado pelo romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos e escrito por Larissa da Silva Gomes, e resultado e reflexo desse processo de amadurecimento provocado pelas leituras e pela capacidade cognitiva do aluno de transpor essa densa narrativa para esse novo suporte genologico.
Es su destino, escrito en la novela Vidas secas (1938) de Graciliano Ramos, uno de los exponentes mas notables del regionalismo y la "Novela social de 1930".
Era um pensador de escrita sobria, utilizava-se de poucas palavras para dizer o essencial, era um Graciliano Ramos da economia.
Esa cuestion se transformo en un punto de roce con los escritores revelados en la "segunda generacion modernista" y provoco actitudes como las de Graciliano Ramos, quien rechazo ser identificado como "modernista".
Subaltern writings; readings on Graciliano Ramos's novels.
Bons exemplos disso sao, nessa perspectiva, os narradores pouco confiaveis de Machado de Assis, Guimaraes Rosa, Graciliano Ramos ou mesmo Raduan Nassar.
E que, no conjunto dos textos ali reunidos, havia nao so a pioneira explicitacao dos parametros analiticos da teoria do realismo de Lukacs, mas a sua aplicacao criadora a um classico da literatura brasileira--e os dois ensaios respectivos (um sobre o realismo como categoria central da estetica e outro sobre o romance de Graciliano Ramos) tornaram-se, desde entao, antologicos.