Maringá


Also found in: Dictionary, Wikipedia.
Related to Maringá: Londrina

Maringá

(mərēng-gä`), city (1996 pop. 268,878), Paraná state, SE Brazil. It is an agricultural center whose chief products are coffee, corn, beans, rice, wheat, and sugarcane. Coffee processing is the main industry. Much of its population is of Japanese descent.
References in periodicals archive ?
Mais importante ainda foi descobrir a atuação dos comunistas na região, por meio dos sentidos anticomunistas presentes no discurso de líderes da Marcha, como Álvaro Godoi, e dos bispos das dioceses das cidades de Londrina, Maringá e Jacarezinho.
Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Maringá (Registro número 203/2004) e todos os pacientes ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
(2) Departamento de Letras, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
(1) Curso de Engenharia de Produção, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
Realizou-se um estudo de 57 casos de traumatismo abdominal atendidos no Pronto-Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá (HURM), no período de janeiro a dezembro de 2006, segundo as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos do Conselho Nacional de Saúde (Brasil, 1996).
Consoante com os conceitos de ethos apresentados neste capítulo, em Ethos e a construção identitária em discurso político eleitoral, Maria Célia Cortez Passetti aponta considerações a respeito do Ethos discursivo, a partir da análise de recortes de discursos de um candidato à prefeitura de Maringá, em 2004.
Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a distribuição espacial da mortalidade por causas externas no Município de Maringá, no período de 1999 a 2001.
Mormul pela ajuda na confecção e análise crítica da Figura 1 e à doutoranda Priscilla Carvalho pelas valiosas sugestões ao manuscrito, todos do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA/Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá.
Como o hábito adquirido pelo adolescente pode ser mantido por toda a sua vida adulta e como o alcoolismo é um problema de grande prevalência populacional e elevado custo social por estar associado a mortes no trânsito, desentendimentos familiares e afetivos, separação de casais, homicídios, espancamentos de crianças e mulheres, deserção do trabalho e da escola (Jernigan et al., 2000; Nascimento e Justo, 2000; Jernigan, 2001; Osterberg, 2004; Gallego et al., 2005), neste trabalho, foi avaliado o consumo de bebidas alcoólicas pelos adolescentes estudantes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Maringá, Estado do Paraná, e também foram identificados os possíveis fatores associados a esse consumo.
Departamento de Letras, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Avenida Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.
(2) Departamento de História, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Av.