Pronunciamento


Also found in: Dictionary, Thesaurus, Legal, Wikipedia.

Pronunciamento

 

in Spain and Latin America, the name given to a military coup d’état.

References in periodicals archive ?
Caracteristicas qualitativas da informacao contabil, ja contempladas na Teoria da Contabilidade, constam em documentos produzidos por diversos orgaos reguladores internacionais da contabilidade financeira, como o International Accounting Principles Board (IASB, 1989), o Financial Accounting Standards Board (FASB, 1980), o Australian Accounting Research Foundation (AARF, 2001) e, no Brasil, o Comite de Pronunciamentos Contabeis (CPC, 2008).
Orgaos normativos, como o IASB (1989), o FASB (1980) e o AARF (2001), emitiram pronunciamentos sobre caracteristicas qualitativas da informacao contabil.
I was therefore surprised last week to see a photograph of the newly-elected Lord Mayor resplendent in his robes making a pronunciamento for his year of office well-ahead of his presumed election.
b) 2008: o pronunciamento sobre a estrutura conceituai basica para elaboracao das demonstracoes contabeis (popularmente denominado CPC 00), outros 13 pronunciamentos contabeis (CPC 02 a 14) e uma orientacao tecnica (OCPC 01).
Vale notar que nao estamos diante do pronunciamento interessado de um governante, mas daavaliacao supostamente objetiva de uma autoridade cientifica.
52) Pronunciamento gravado em meio magnetico (Fita K-7) do Padre Richard Lee "Ricardo" Cornwall, na Camara de Vereadores da cidade de Madalena -- CE.
Entretanto, a classificacao como fonte secundaria parece mais apropriada tendo em vista o regramento e a sistematica vigentes, que impoem um significativo distanciamento entre o dado bruto que, no caso, corresponde a um ato de gestao, e o pronunciamento final do TCU sob a forma de uma determinacao.
A principal mudanca se relaciona a abordagem usada para falar sobre o pronunciamento do presidente Ernesto Geisel.
A primeira refere-se a um pronunciamento no qual Irineu menciona o drama pessoal de ter sido traido pela mulher, fato esse que resultou em um crime passional.
Foi preciso esperar o pronunciamento de especialistas de órgãos independentes, como o CRIRAD, para se conhecer a verdadeira extensão (e muito importante) dos efeitos radioatives, em particular sobre o leste e o sudoeste do país.
O Senador Arthur Virgílio, tendo talvez tomado conhecimento de uma manifestação de rua promovida por uma organização não governamental contra a privatização da Amazônia, diante do consulado dos EUA durante a visita de Bush a São Paulo, sem saber que manifestação, organização e denúncia faziam parte do roteiro de um jogo de realidade alternativa, que se aproveitava da oportunidade; e tendo lido matérias -- não se sabe se reais ou fictícias -- em sites especializados, fez um severo pronunciamento no Senado defendendo a floresta equatorial brasileira.